quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Olimpiadas na antiguidade

O que eram?

Os Jogos Olimpicos tiveram a sua origem na Grécia Antiga, fazendo parte de uma festa religiosa. Embora houvessem muitas festas deste tipo apenas quatro ultrapassavam um caracter local, trazendo pessoas de toda a Grécia. Nessa altura os Jogos tinham o nome da localidade que os acolhia (Píticos, Nemeus, Olimpicos, etc).

Onde se realizavam?

Os jogos eram dedicados aos diversos deuses gragos, sendo, portanto, realizados nos santuarios dos deuses ou perto deles.

Que prémios se davam?

Os jogadores recebiam vários prémios, dependendo da cidade que acolhia o evento. Recebiam coroas de loureiro, ramos de aipo, ramos de pinheiro ou ramos de oliveira.
Mais tarde começaram a receber prémios monetários, não só pela vitória, mas apenas por participarem.

Que desportos havia na antiguidade?

Na antiguidade os desportos eram:
Boxe, Luta Livre, Lançamento do Disco, Remo, Pentatlo, Salto, Corrida, Pankration (luta semelhante ao boxe mas todos os golpes são permitidos), Corridas Equestres e Corridas de mensageiros/trompeteiros.

Como se deu o fim dos Jogos?

No ano de 391 d.c., o imperador romano Teodósio I, proibiu todos os cultos pagãos, isto incluia os Jogos Olimpicos. Isto significou o fim provisório dos Jogos. Mais tarde no ano de 426 d.c., o imperador romano Teodósio II, mandou queimar o templo de Zeus, podendo ter sido este o último ano que se realizaram os Jogos Olimpicos.

1 comentário:

  1. bem podiam dar mais imformaçao tipo "que importamcia tinham na vida dos gregos "tipon isto .............................

    ResponderEliminar